segunda-feira, 10 de dezembro de 2007
Depois do dôssie...
Porque quase toda? Ainda precisamos do IELTS, meu e dele.
Exigências no IELTS são as seguintes em nosso caso: Ele, por ser da área de TI, precisa de nota 7 individual em cada uma das partes (speaking, writing, listening and reading), e infelizmente não conseguiu essas notas.
Ele conseguiu média 7,5, porém... houve uma nota 6,5. E nada feito... não podemos fazer nada.
A não ser... fazer outra vez.
E na cidade que moramos, só terá nova prova em 2008. E só podemos entrar com a documentação depois do resultado em mãos. =(
Resultado...
Estamos de mãos e pés atados. Nada poderemos fazer até abril ou maio mais ou menos.
Mas vamos que vamos.
Aguardar e aguardar. Quem sabe viajar a outra cidade e fazer por lá... quem sabe.
Será que vale a pena? Viajar para fazer em São Paulo?
Não sei... não estamos desesperados... não sei.
=)
segunda-feira, 19 de novembro de 2007
O Dossiê
Algumas fotos do casamento,
Cópias autenticadas e traduzidas de:
*Convite de casamento,
*Comprovantes de pagamento (do casamento).Acreditem ou não... eles pedematé isso!
Documentos pessoais:
* Identidade,
* CPF,
* Título de eleitor,
* Certificado de reservista (para ele),
* Passaporte (cópia da primeira página),
* Visto que já obtivemos em outros países,
* Certidão de Casamento,
* Comprovantes de residência,
* Comprovante de conta conjunta com o timbre do banco,
* Diplomas e certificados de cursos,
* Cartas de referência,
* Certificado de Bons antecedentes criminais e civel,
* Todos os endereços que já moramos nos últimos 10 anos [com riqueza de detalhes como CEP e tudo mais],
* Datas de nascimento de todos os pais, irmãos e irmãs,
* Endereço completo deles,
* Documentos bancários (tudo possível e imaginável),
* Declaração de idoneidade junto ao banco, etc...
Enfim... é um verdadeiro Dossiê de toda a sua vida. E se você não tiver algumas coisinhas bem guardadas, certamente levará um tempinho até reunir tudo, então se existe um real interesse em imigrar, a hora é agora de começar a reunir documentos.
E enfim conseguimos! A parte mais dolorosa é a conta na empresa que faz as traduções juramentadas, preparem-se para a verdadeira facada. E uma GRANDE dica, NUNCA envie os documentos originais, NUNCA, NUNCA!!! Envie sempre cópias autenticadas e guarde contigo os originais; eles poderão ser úteis num futuro.
Porque a dica?... Nós, espertos... mandamos alguns originais, para uma maior confiabilidade e tal; e agora precisamos denovo de alguns documentos e lá se foram mais alguns reais. Pagamos denovo, agora mais barato...30% do valor total... uma facada mesmo assim. Enfim... NUNCA mandem originais para ninguém! =)
Aí foram algumas dicas de documentos necessários.
Boa sorte para nós!
=)
terça-feira, 13 de novembro de 2007
As primeiras dúvidas
É que são tantos formulários e tantas perguntas que por diversas vezes tivemos dúvidas. Dúvidas até bobinhas, mas num processo como esse não se pode deixar nada passar e fazer tudo certinho.
Imagina depois de quase um ano de preparação descobrir que uma perguntinha foi incompleta e ter que começar todo o processo novamente. Isso seria torturante demais.
Pois bem é nessa hora que damos graças a Deus pelos dólares a mais gastos na contratação da empresa que nos auxilia no processo. eles são super prestativos e atenciosos, achamos que é uma grana que vale muito a pena.
Ter a certeza de que está tudo OK é um grande alívio.
Já preenchemos os 3 processos, já consegui reunir quase todos os documentos que eram necessários e agora só nos resta o mais difícil, as cartas dos pais.
Um casal de amigos nossos se dispuseram a escrever também e já estamos com as cartas prontas, só precisamos ir ao cartório para reconhecer firma e está tudo certo, mas a dos nossos pais é um problema.
Não estão sabendo de nada e como pedir a eles que assinem cartas escritas em inglês? Complicado achar uma explicação lógica para isto né?... Olha... essa parte é um problema.
Alguns diriam... contem e resolvem o problema. É verdade, resolveriamos um problema mas criariamos 20 mil problemas a mais. É melhor deixar acontecer... vamos ver que soluçào encontraremos para isso, e tenho certeza que encontraremos.
Deixa eu explicar um pouco o que seriam esses 20 mil novos problemas.
Acho que o principal seria a cobrança, já imagino a cada 30 min alguém da família nos telefonando pra saber se temos novidades; nem todos conseguem compreender que este é um processo longo, e eles nos tirariam do séio. Depois viriam aqueles que tentariam nos desanimar, depois aqueles que ficariam ao nosso lado pensando "Que droga, isso não acontece comigo. Só com eles esses sortudos." e esse tipo de frase é a pior.
Sortudos??? Hahahaha... muito pelo contrário, batalhadores, econômicos, às vezes até pão-duros.
Eu em particular levo a fama de gastadeira... mas vivo economizando em tudo. Sou daquelas que deixa de lanchar na rua e levo lanche de casa pra com o dinheiro economizado comprar algo que preciso. Vidinha ralada essa e mesmo assim sou sempre criticada. Mas como diz aquela propaganda... "TUDO BEM!!!"
Existe uma galera que não faz nada pra vida melhorar ou criar novas oportunidades de crescimento e ficam apenas olhando para os outros e pensando... "Nossa, não dou essa sorte." É uma pena, porque isso nào é sorte, isso é batalha, é vontade, é garra.
Vemos no trabalho do meu marido, se perguntar ali, quase 90% quer sair do país e ter uma oportunidade lá fora numa empresa boa, mas ninguém mexe uma palha para isso. E quando alguém vai para a Europa, Canadá ou até mesmo para a Austrália (como foram 2 deles esse ano) esses interessados se perguntam "Como é que faz pra conseguir isso?" ... interessada mesmo??? Não sei não. Brasileiro quer tudo de mão beijada, sem fazer esforço. Assim também queremos, mas sabemos que é impossível.
Quando tomamos a decisão dissemos... "Vamos encarar isso mesmo? Serão quase 2 anos de preparação de formulários, documentos, traduções, provas e exames médicos; é isso mesmo que queremos???" A resposta foi sim e começamos tudo.
E a primeira decisão foi a escolha da empresa que nos auxiliaria no processo junto à imigração. Buscávamos uma empresa sólida e reconhecida pelo governo Australiano e decidimos pela Visa Corp depois de conversar (via Skype) com a Érica.
A Visacorp Austrália é uma empresa especializada em Imigração que oferece serviços para pessoas que querem mudar-se para a Austrália temporária ou permanentemente e também para aqueles estudantes que já estão no país e após terminarem seus estudos querem permanecer e tornar-se residentes permanentes.
Existem mais de 100 tipos de vistos para a Austrália e o serviço personalizado ajuda cada cliente a encontrar o melhor visto a ser requerido em cada caso em particular. Oferecem serviços para vistos Skilled, Spouse, Business, Sponsorship, Occupational Trainee, Sports, Enterntainment, Estudante e todas outras categorias disponíveis.
A Visacorp oferece um “free assessment” ou seja – analisam sua situação, qualificações e necessidades e aconselham se há algum visto para o qual você pode fazer uma aplicação, de graça e sem compromisso.
Não tivemos dúvidas, mandamos os documentos para o "free assessment"e depois de analisado nos deram um Ok que seria tranquilo atingir os pontos e conseguir o visto de residentes permanentes.
E assim começamos... dá trabalho, gasta-se tempo, dinheiro, sola de sapato, paciência, mais dinheiro, paciência, dedo digitando tanta coisa, mais paciência, hehehe... Paciência sempre referente aos órgãos públicos aqui, tudo muito lente e excessivamente burocrático. Mas conseguiremos sim!
Então, se você quer realmente imigrar para a Austrália, prepare-se pois o visto de residente nõ cairá do céu. Você terá muito o que batalhar por ele.
Boa sorte para todos nós!
=)
segunda-feira, 22 de outubro de 2007
Mais um passo...
Ao todo são 3 formulários, comecei pela ordem em que chegaram em minhas mãos, são 10 folhas, esse é o menor!!!
Fiquei espantada por alguns detalhes, e quando digo detalhes, são realmente isso DETALHES, ejemplifico: somos casados, na igreja católica e no cartório, tudo certinho, mas mesmo assim eles nos pedem como comprovantes:
- O convite do casamento;
- Comprovante de gastos com o mesmo;
- Fotos, da cerimônia e festa;
- Cartão de felicitação de amigos;
- Carta de amigos e parentes falando sobre nosso relacionamento;
- Cartas (datadas) a cada um de nós comprovando que moramos juntos ( deve cobrir todos os meses que estamos juntos);
- Comprovantes que temos conta conjunta e /ou investimentos;
- Documentação de aluguel ou imóvel próprio em nome de nós dois;
- Plano de saúde, eu como dependente dele; ...
E por aí vai... tudo fotocopiado e autenticado em cartório.
Isso apenas para comprovar que somos de fato casados!
E a lista segue... interminável.
Nome dos pais, nomes de solteiro deles e de casado, datas de nascimento, endereços dos últimos 10 anos com CEP e datas exatas. (Essa parte é caótica. Me explico rapidamente: Estamos neste processo em quase toatal sigilo, por isso o blog ser anônimo. Porque? As coisas só funcionan melhor quando poucos sabem. Quando tudo estiver certo, avisaremos a todos, sem problemas! Rs)
Imaginem então saber tudo isso... todos esses detalhes, eles no mínimo irão nos perguntar o porque de tudo e não teremos o que dizer. Uma loucura.
Fora o mesmo para todos os nossos irmãos... endereços completos, últimos endereços desde 1997, com CEP e tudo mais.
Um verdadeiro dossiê.
Farei como um casal de amigos nossos, vou reunir todos os documentos e encadernar, dossiê Austrália! Rs...
Mas entendo perfeitamente o sistema, e apóio. Precisamos de organização e se queremos imigrar devemos fazer tudo com a maior riqueza de detalhes para facilitar a tramitação da documentação.
Agora o drama desta semana será... conseguir endereços e datas exatas.
A parte do casamento foi a mais fácil, em 10 min já tava tudo certinho dentro de uma pastinha. Por sorte, sempre guardo tudo quanto é papel, inclusive isso já foi polêmica aqui em casa, mas hj ele reconhece o quanto isso foi bom, nesse caso.
Fotos separadas, correspondências, cópia de contrato de aluguel, comprovantes bancários que comprova nossa conta conjunta, cartões de felicitações, nosso convite de casamento ( sobraram 2 e eu guardei!Rs), e tudo aquilo que foi pedido... já está separado.
Então fica a dica de hj, se vc pretende imigrar para a Austrália é bom começar a reunir documentos, tudo que comprove sua boa índole e seu compromisso, se for de fato casado. Qualquer bilhetinho apaixonado, pode valer ouro em 1 ano! =)
Vou voltar aos meus formulários, qualquer nova notícia virá um novo post.
=)
segunda-feira, 15 de outubro de 2007
Pensamentos que vagam...
Conseguimos... foram aproximadamente 7 meses, isso mesmo, SETE meses de pedidos (quase súplicas) a alguns. Não sei exatamente porque mas em quase todas as empresas que meu marido trabalhou, foi um verdadeiro suplício a entregade tal carta.
Me explico, um dos passos iniciais no processo de imigração para o visto de residente permanente familiar, se resume em fazer as traduções de toda sua documentação pessoal de estudante e uma carta referencia de trabalhos. A primeira vista algo fácil... mas acreditem... não é bem assim.
Foram várias visitas, e-mails, almoços, pedidos, traduções ( grana!, muita grana!!!) e mais pedidos. E quando conseguimos a última assinatura... quase saimos para comemorar! UFA... podemos dar mais um passo!
Essa última foi a mais dificil e num domingo fomos a casa de um antigo chefe, que pediu desculpas por não ter assinado antes, mas que por fim, contrariando as normas da empresa ele assinaria... um santo esse homem!=D
Como ficamos felizes... nossa... o martírio de 7 meses chegou ao fim. Agora tinhamos um novo problema... Por que empresa de correio enviar tudo isso à Austrália? Pode parecer mais uma bobagem... mas quando vc tem aproximadamente 4 mil reais em traduções dentro de um envelope o que você menos deseja é que tudo aquilo desapareça em algum ponto do planeta.
Lembrando que a empresa de tradução, apesar de ter o arquivo de tudo que nos foi traduzido, nos cobra 80% do valor total por uma segunda vía. Inacreditável não é mesmo?
Pensamos em diversas empresas: Correios, Fedex entre outras... e decidimos por enviar tudo pela Fedex e assim acompanhar cada passo de nosso envelopinho de quase 2kg de puro papel. Nossos documentos viajaram de SP aos EUA( onde passaram por 4 cidades) depois foram enviados ao Canadá, logo África e alguns países mais... até por fim chegar ao destino: AUSTRÁLIA.
Chegou às mãos de nosso agente e agora ele faria a checagem de tudo e daria continuidade ao processo.
É, não estamos fazendo nada sozinhos, contratamos uma empresa australiana para que nos auxiliem em todo o processo e acreditem eles podem ser essenciais.
Realmente tomar a decisão de imigrar demanda tempo e dinheiro. Mas como já disse estamos bem decididos e estamos investindo muito em nosso futuro e no futuro de nossos filhos.
Próximos passos... IELTS e exames médicos.
quarta-feira, 22 de agosto de 2007
E agora....?
Sabemos que se contarmos... teremos 99,9% apostando de que tudo dará errado e que voltaremos decepcionados com a cruel realidade e muitos acharão que somos loucos e que essa idéia logo passará. É... infelizmente é assim.
Por isso este blog.
Completamente anônimo. Preciso falar, mas não preciso que ninguém me ouça. Não ainda.
Depois que tivermos com as passagens nas mãos e nossos vistos. aí sim... quem sabe poderemos dizer algo! Rs... quem sabe!
Nem nossos pais, nem irmãos e muito menos amigos e colegas... só contamos a dois casais de amigos. Um que também está em processo, mas eles irão ao Canadá e o outro, é um casal que queremos levar conosco! Nossos grandes amigos e que merecem tanto quanto nós uma chance de bilhar ainda mais.
Mestrado, doutorado, pós... nos aguarde!
Pois é... quem está acompanhando o blog deve se perguntar, como assim o cara esteve na Austrália fazendo um curso por 1 mês e ninguém soube? Acreditem ou não... ocultamos isso de quase todos, apenas no trabalho dele é que alguns souberam. Ele tinha direito a seus 30 dias de férias, e como estamos correndo atrás de toda a papelada para dar início ao processo... eu pensei "Vá até lá!!! Faça um curso de 1 mês, garanta sua nota 7 nas provas do Ielts." Meio receoso ele começou a pesquisar e ... foi!
Não contamos a ninguém, pq muitos diriam que somos insanos ou estamos realmente com muito dinheiro sobrando, o que é uma completa irrealidade.
Acho que nunca ninguém está assim... com dinheiro sobrando... mas temos sim nossas prioridades de gasto e essa viagem foi uma delas.
O que dissemos a todos???
Que ele estava viajando a trabalho, assim fácil!Rs... Como ele faz isso algumas vezes ao ano, foi tranquilo, apesar de algumas vezes o povo ficar insistindo para que eu ligasse pro celular dele, ou querendo informações do tipo... em que hotel ele estava, vamos fazer uma surpresa pra ele... hehehe uma loucura, mas me safei bem de todas.
Uma amiga sismou que eu deveria viajar até lá e fazer uma surpresa pra ele, que ele iria ficar super feliz e tal... ai,ai... quase tive que viajar e ficar lá na cidade, fingindo que estava com ele. É mole?Rs...
O pior foi que depois que ele embarcou, me disse que me ligaria quando estivesse em Buenos Aires, horas se passaram e nada... já eram mais de 2oh de espera... e ele não ligava. Até que meu celular toca e eu estou na casa dos meus pais... todos perto de mim e meu marido apenas fala "Não se assuste mas ainda estou em BsAs, o vôo atrasou e só poderemos voar amanhã pra Sydney, pq hj não tem mais vôo." , eu tava engasgada de tantas perguntas, pois já eram muitas horas sem ter notícia, mas nem pude falar nada... e nosso papo foi ridículo, sem pé nem cabeça, porque ele estava falando uma coisa comigo e eu perguntava outra, bem nada a ver.
Mas ninguém poderia saber e ne desconfiar de tal viagem. Acho que um dia eles saberão e nos entenderão.
Estamos assim com esse segredo todo, pq quando queremos algo não podemos desviar nossa energia. E nós as canalizamos para nossa ida.
Que Deus nos abençõe sempre!
=)
Boa semana pra todos nós!
"Imagination is everthing. It is the preview of lifes coming attractions" Albert Einstein
quinta-feira, 16 de agosto de 2007
Pânico, Ansiedade, Sonho, Luta, Dedicação, Vitória...
Demos entrada na documentação para o visto e a primeira atitude foi... estudar inglês, para alcançar a nota mínima no IELTS.
Isso mesmo... estudar inglês antes de mais nada.
Mas agora me veio a cabeça um pequeno detalhe... ainda nem disse aqui, quando realmente tomamos tal decisão. Então vamos lá...
No dia em que conheci meu marido, ele me disse que queria muito morar fora do país... e eu achei a coisa meio sem lógica e nem achei um porque plausível, afinal ele já tinha um excelente emprego, uma vida tranquila e ainda queria mais o que? Enfim... fiz ele desistir de tal idéia... ao menos naquele momento, afinal...eu não poderia deixar o futuro pai dos meus filhos ir pra longe de mim né?! Rs...
Começamos o namoro, noivamos, trocamos de carro, compramos um apê (2quartos), casamos (fizemos uma linda festa de casamento, reunimos todos nossos amigos), lua de mel, trocamos o apê de 2 quartos por um de 3, compramos outro carro... e assim vai... eu trabalho em 4 lugares(pq sou professora e vivo na correria), ainda dou aulas particulares e faço inglês, academia, corridas no parque 4 vezes por semana, matérias de mestrado na universidade federal, etc acho que deu pra perceber que a vida aqui está bem boa... E então....
Por que mudar???
Crescer mais!!! Aprender mais! Explorar o mundo e crescer como ser humano e batalhar sempre.
Pode dar errado... pode dar certo... estamos dispostos a encarrar de frente todos os medos e tentar. Quero fazer meu doutorado na Austrália, que é berço da Linguística Aplicada. Meu amore quer fazer o mestrado, ele tem algumas certificações em JAVA e outras que desconheço... e está sempre buscando novas linguagens para estudar.
Não queremos uma simples aventura... queremos especializações, qualificações.
Mas minha opinião só modificou em relação a viver fora, depois que terminei minha faculdade e comecei o mestrado, fui participando de congressos, li inúmeroas bibliografias e meu interesse foi crescendo, crescendo. E 2 anos depois de formada e com uma estabilidade em relação ao trabalho, resolvi aceitar o desafio. Vamos morar fora!
Preciso ir... a sala de aula me aguarda, depois sigo com esta saga!
Besitos,
segunda-feira, 13 de agosto de 2007
Porque sair do Brasil?


domingo, 12 de agosto de 2007
Começamos...
A idéia ferve em nossas mentes faz algum tempo... e depois de uma boa conversa com outros amigos que também estão na luta pela imigração, resolvemos aderir a idéia do blog. Para trocar boas informações e curiosidades.
Tudo que nos for útil nesta nova empreitada.
Desejamos a todos desde já uma excelente busca por seus objetivos e o principal... nunca percam o FOCO!
E assim começaremos!!!