segunda-feira, 22 de outubro de 2007

Mais um passo...

Chegaram os formulários... muitas e muitas páginas. Confesso que chega a ser um tanto quanto desanimador, mas não desistiremos jamais e este é apenas o primeiro passo.
Ao todo são 3 formulários, comecei pela ordem em que chegaram em minhas mãos, são 10 folhas, esse é o menor!!!
Fiquei espantada por alguns detalhes, e quando digo detalhes, são realmente isso DETALHES, ejemplifico: somos casados, na igreja católica e no cartório, tudo certinho, mas mesmo assim eles nos pedem como comprovantes:
- O convite do casamento;
- Comprovante de gastos com o mesmo;
- Fotos, da cerimônia e festa;
- Cartão de felicitação de amigos;
- Carta de amigos e parentes falando sobre nosso relacionamento;
- Cartas (datadas) a cada um de nós comprovando que moramos juntos ( deve cobrir todos os meses que estamos juntos);
- Comprovantes que temos conta conjunta e /ou investimentos;
- Documentação de aluguel ou imóvel próprio em nome de nós dois;
- Plano de saúde, eu como dependente dele; ...

E por aí vai... tudo fotocopiado e autenticado em cartório.
Isso apenas para comprovar que somos de fato casados!

E a lista segue... interminável.
Nome dos pais, nomes de solteiro deles e de casado, datas de nascimento, endereços dos últimos 10 anos com CEP e datas exatas. (Essa parte é caótica. Me explico rapidamente: Estamos neste processo em quase toatal sigilo, por isso o blog ser anônimo. Porque? As coisas só funcionan melhor quando poucos sabem. Quando tudo estiver certo, avisaremos a todos, sem problemas! Rs)
Imaginem então saber tudo isso... todos esses detalhes, eles no mínimo irão nos perguntar o porque de tudo e não teremos o que dizer. Uma loucura.
Fora o mesmo para todos os nossos irmãos... endereços completos, últimos endereços desde 1997, com CEP e tudo mais.

Um verdadeiro dossiê.

Farei como um casal de amigos nossos, vou reunir todos os documentos e encadernar, dossiê Austrália! Rs...
Mas entendo perfeitamente o sistema, e apóio. Precisamos de organização e se queremos imigrar devemos fazer tudo com a maior riqueza de detalhes para facilitar a tramitação da documentação.

Agora o drama desta semana será... conseguir endereços e datas exatas.
A parte do casamento foi a mais fácil, em 10 min já tava tudo certinho dentro de uma pastinha. Por sorte, sempre guardo tudo quanto é papel, inclusive isso já foi polêmica aqui em casa, mas hj ele reconhece o quanto isso foi bom, nesse caso.
Fotos separadas, correspondências, cópia de contrato de aluguel, comprovantes bancários que comprova nossa conta conjunta, cartões de felicitações, nosso convite de casamento ( sobraram 2 e eu guardei!Rs), e tudo aquilo que foi pedido... já está separado.

Então fica a dica de hj, se vc pretende imigrar para a Austrália é bom começar a reunir documentos, tudo que comprove sua boa índole e seu compromisso, se for de fato casado. Qualquer bilhetinho apaixonado, pode valer ouro em 1 ano! =)

Vou voltar aos meus formulários, qualquer nova notícia virá um novo post.

=)

segunda-feira, 15 de outubro de 2007

Pensamentos que vagam...

Foi dado o primeiro passo junto ao governo!
Conseguimos... foram aproximadamente 7 meses, isso mesmo, SETE meses de pedidos (quase súplicas) a alguns. Não sei exatamente porque mas em quase todas as empresas que meu marido trabalhou, foi um verdadeiro suplício a entregade tal carta.
Me explico, um dos passos iniciais no processo de imigração para o visto de residente permanente familiar, se resume em fazer as traduções de toda sua documentação pessoal de estudante e uma carta referencia de trabalhos. A primeira vista algo fácil... mas acreditem... não é bem assim.
Foram várias visitas, e-mails, almoços, pedidos, traduções ( grana!, muita grana!!!) e mais pedidos. E quando conseguimos a última assinatura... quase saimos para comemorar! UFA... podemos dar mais um passo!
Essa última foi a mais dificil e num domingo fomos a casa de um antigo chefe, que pediu desculpas por não ter assinado antes, mas que por fim, contrariando as normas da empresa ele assinaria... um santo esse homem!=D
Como ficamos felizes... nossa... o martírio de 7 meses chegou ao fim. Agora tinhamos um novo problema... Por que empresa de correio enviar tudo isso à Austrália? Pode parecer mais uma bobagem... mas quando vc tem aproximadamente 4 mil reais em traduções dentro de um envelope o que você menos deseja é que tudo aquilo desapareça em algum ponto do planeta.
Lembrando que a empresa de tradução, apesar de ter o arquivo de tudo que nos foi traduzido, nos cobra 80% do valor total por uma segunda vía. Inacreditável não é mesmo?
Pensamos em diversas empresas: Correios, Fedex entre outras... e decidimos por enviar tudo pela Fedex e assim acompanhar cada passo de nosso envelopinho de quase 2kg de puro papel. Nossos documentos viajaram de SP aos EUA( onde passaram por 4 cidades) depois foram enviados ao Canadá, logo África e alguns países mais... até por fim chegar ao destino: AUSTRÁLIA.
Chegou às mãos de nosso agente e agora ele faria a checagem de tudo e daria continuidade ao processo.

É, não estamos fazendo nada sozinhos, contratamos uma empresa australiana para que nos auxiliem em todo o processo e acreditem eles podem ser essenciais.
Realmente tomar a decisão de imigrar demanda tempo e dinheiro. Mas como já disse estamos bem decididos e estamos investindo muito em nosso futuro e no futuro de nossos filhos.

Próximos passos... IELTS e exames médicos.